A relação entre
estabelecidos e outsiders
●Norbert Elias nasceu na cidade
de Breslau, em 1897, na antiga Alemanha. Atualmente a cidade chama-se Wroclaw e
fica na Polônia (mudança ocorrida depois da Segunda Guerra Mundial). Elias,
portanto, se considerava alemão e Breslau, uma cidade alemã;
●Era filho de judeus. Primeiro
estudou Medicina, depois Filosofia e, por fim, interessou-se pela Sociologia.
Com os ânimos exaltados na Alemanha e a Segunda Guerra Mundial quase começando,
foi para a Inglaterra com medo das perseguições que já ocorriam na Alemanha;
●Seu primeiro livro foi publicado
em 1938 e passou os trinta anos seguintes esquecido;
●Elias viajou por vários países,
tendo morado até na África, onde lecionou na Universidade de Gana; f ele sempre
foi um outsider na Academia. Ou seja, sofreu preconceito e só conseguiu o
reconhecimento pela sua obra tardiamente, quando beirava os setenta anos
Publicado pela primeira vez em
1965, Os estabelecidos e os outsiders foi escrito em parceria com John L.
Scotson. Nele, Elias faz uma análise das tensões entre dois grupos na pequena
Winston Parva. A princípio, seu estudo era sobre os diferentes níveis de
delinquência encontrados entre o lado mais novo da cidade e o antigo. Mas, no
decorrer da pesquisa, ele mudou seu objeto para as relações entre os bairros.
Sua decisão de mudar de objeto se mostrou acertada ois as diferenças entre os
níveis de delinquência praticamente acabaram no terceiro ano da pesquisa. O
bairro mais antigo, contudo, continuava a ver a nova área como local de
delinquência. Elias verificou que naquela pequena localidade era possível encontrar
um tema universal: como um grupo estabelecido estigmatiza um outro grupo
tratando-o como outsider.
Tal relação entre estabelecidos e
outsiders normalmente é explicada como resultado de diferenças raciais, étnicas
ou religiosas – como aquelas que a sala provavelmente forneceu –, mas que em
Winston Parva os grupos não diferiam entre si pela nacionalidade, ascendência
étnica, cor ou tipo de ocupação. Logo, o que estava em jogo naquela pequena
cidade e o que está em jogo numa relação entre estabelecidos e outsiders não é
a diferença de cor, religião, ou qualquer outra entre os grupos, mas sim a
diferença de poder.
Elias mostrou que o problema não
está nessas características que podem diferenciar os grupos, mas no fato de que
uns grupos têm mais poder e acham que por isso são melhores do que os outros.
Os grupos detentores de mais poder usam essas diferenças porque se veem como
superiores. A questão é a diferença no equilíbrio de poder entre eles. Ou seja,
em última instância, não é a cor, a religião, a nacionalidade etc., que faz um
grupo ver outro como inferior, e sim o fato de que eles detêm maior poder e,
assim, usam esses fatores como justificativa para manter esse poder. Isso tanto
pode ser feito de forma inconsciente quanto consciente. Ou seja, um grupo pode
manipular as características de outro de forma negativa a seu favor, de
propósito, como pode fazer isso de forma inconsciente.
No caso da cidade estudada por
Elias, a única diferença entre as duas áreas era o tempo de residência: um
grupo estava lá havia duas ou três gerações e o outro chegara recentemente. A
superioridade não tinha a ver com poder militar ou econômico, mas com o alto
grau de coesão das famílias (ELIAS; SCOTSON, 2000. p. 22).
“O termo outsider não tem uma tradução muito fácil para a língua
portuguesa. Literalmente, significa “de fora”, ou seja, alguém que veio de
outro lugar e não é membro original de um grupo, não se encaixa muito bem nele.
Mas dizer em português que alguém é um “de fora” soa um tanto estranho aos
nossos ouvidos. É por isso que o termo não é traduzido e usa-se a expressão em
inglês. Na obra Os estabelecidos e os outsiders, Norbert Elias aplica a
categoria “outsider” para referir-se aos habitantes mais novos de Winston
Parva. No entanto, utiliza também para designar de forma geral os grupos que
detêm menos poder. Em contraposição à categoria de “outsider”, Elias denomina
os antigos moradores da cidade de “estabelecidos”, que também aplica para
designar os grupos que detêm mais poder.”
Os estabelecidos consideram-se
humanamente superiores. Isto é, os grupos poderosos veem-se como pessoas
melhores. A inferioridade de poder é vista como inferioridade humana, e por
isso recusam-se a ter qualquer contato maior com os outsiders que não seja o
meramente profissional.
Isso ocorre porque os
estabelecidos acreditam que são dotados do que Elias chama de “uma espécie de
carisma grupal”, um tipo de qualidade que faltaria aos outsiders.
Tal relação entre estabelecidos e
outsiders normalmente é explicada como resultado de diferenças raciais, étnicas
ou religiosas – como aquelas que a sala provavelmente forneceu –, mas que em
Winston Parva os grupos não diferiam entre si pela nacionalidade, ascendência
étnica, cor ou tipo de ocupação. Logo, o que estava em jogo naquela pequena
cidade e o que está em jogo numa relação entre estabelecidos e outsiders não é
a diferença de cor, religião, ou qualquer outra entre os grupos, mas sim a
diferença de poder.
Elias mostrou que o problema não
está nessas características que podem diferenciar os grupos, mas no fato de que
uns grupos têm mais poder e acham que por isso são melhores do que os outros.
Os grupos detentores de mais poder usam essas diferenças porque se veem como
superiores. A questão é a diferença no equilíbrio de poder entre eles. Ou seja,
em última instância, não é a cor, a religião, a nacionalidade etc., que faz um
grupo ver outro como inferior, e sim o fato de que eles detêm maior poder e,
assim, usam esses fatores como justificativa para manter esse poder. Isso tanto
pode ser feito de forma inconsciente quanto consciente. Ou seja, um grupo pode
manipular as características de outro de forma negativa a seu favor, de
propósito, como pode fazer isso de forma inconsciente.
No caso da cidade estudada por
Elias, a única diferença entre as duas áreas era o tempo de residência: um
grupo estava lá havia duas ou três gerações e o outro chegara recentemente. A
superioridade não tinha a ver com poder militar ou econômico, mas com o alto
grau de coesão das famílias (ELIAS; SCOTSON, 2000. p. 22).
Responda as questões abaixo:
1. Na sua opinião, que fatores
podem levar um grupo a hostilizar outro?
2. Relacione a vida de Norbert
Elias com a sua análise sobre os estabelecidos e os outsiders.
3. Por que os estabelecidos se
viam como melhores do que os outsiders em Winston Parva?
Professora? O 2J precisa fazer também?
ResponderExcluirProfessora? O 2J do Villalva Jr precisa fazer a reposição?
ResponderExcluirPrecisa sim!
ResponderExcluirPrecisa sim!
ResponderExcluir