quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Pesquisa em grupo - 2º ano

a) cada grupo deverá escolher  um produto  que recorrentemente apareceu empropagandas nos meios de comunicação. As propagandas podem ser coletadas em revistas ou jornais, em sites da internet, em catálogos, ou, quando veiculadas em outros suportes que não os impressos, como a televisão, por exemplo, transcritas e/ou anotadas;
b) os grupos devem pesquisar o maior número de propagandas que encontrarem sobre o produto escolhido.
c) a propaganda deve sempre conter texto (mesmo que pequeno e restrito a uma frase) e imagem do produto. No caso daquelas veiculadas pela televisão, a fala equivale ao texto sobre o produto;
Ao analisar esses elementos, os grupos precisam procurar entender :
a) Como um produto pode ser mostrado em texto e imagem de diferentes formas. Dependendo do produto a ser analisado, eles podem encontrar duas situações principais: propagandas sobre um mesmo produto que pouco diferem entre si (seja porque o ângulo de exposição do produto nas fotos é sempre muito parecido, seja porque os textos não são muito diferentes, como é o caso das propagandas de cerveja no verão que, independentemente da marca, mostram jovens em bares ou praias em roupas descontraídas); ou propagandas sobre um mesmo produto que apresentam uma grande  diferenciação na forma de expô-lo;
b) Se a propaganda trata das qualidades reais do produto ou se ela “vende” algo que não está ligado diretamente a ele, como, status, relacionamentos ou mesmo sentimentos (alegria, felicidade e bem-estar, por exemplo).
A pesquisa deverá constar: 
1. explicação do tipo de produto escolhido;
2. a quantidade propagandas foram analisadas
3. diferenças do(s) tipo(s) de suporte midiático em que as propagandas foram coletadas (televisão, jornal, revista, internet etc.);
4. explicação dos resultados das análises dos itens a e b;
5.  criação de uma redação unificando as informações.

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