a) cada grupo deverá escolher um produto que
recorrentemente apareceu empropagandas nos meios de comunicação. As propagandas podem ser
coletadas em revistas ou jornais, em sites da internet, em catálogos, ou,
quando veiculadas em outros suportes que não os impressos, como a televisão,
por exemplo, transcritas e/ou anotadas;
b) os grupos devem pesquisar o maior número de propagandas que
encontrarem sobre o produto escolhido.
c) a propaganda deve sempre conter texto (mesmo que pequeno
e restrito a uma frase) e imagem do produto. No caso daquelas veiculadas pela
televisão, a fala equivale ao texto sobre o produto;
Ao analisar esses elementos, os grupos precisam procurar
entender :
a) Como um produto pode ser mostrado em texto e imagem de
diferentes formas. Dependendo do produto a ser analisado, eles podem encontrar
duas situações principais: propagandas sobre um mesmo produto que pouco diferem
entre si (seja porque o ângulo de exposição do produto nas fotos é sempre muito
parecido, seja porque os textos não são muito diferentes, como é o caso das
propagandas de cerveja no verão que, independentemente da marca, mostram jovens
em bares ou praias em roupas descontraídas); ou propagandas sobre um mesmo
produto que apresentam uma grande
diferenciação na forma de expô-lo;
b) Se a propaganda trata das qualidades reais do produto ou
se ela “vende” algo que não está ligado diretamente a ele, como, status,
relacionamentos ou mesmo sentimentos (alegria, felicidade e bem-estar, por
exemplo).
A pesquisa deverá constar:
1. explicação do tipo de produto escolhido;
2. a quantidade propagandas foram analisadas
3. diferenças do(s) tipo(s) de suporte midiático em que as
propagandas foram coletadas (televisão, jornal, revista, internet etc.);
4. explicação dos resultados das análises dos itens a e b;
5. criação de uma redação unificando as informações.
5. criação de uma redação unificando as informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário